O Programa
Conexão Emaús é um Programa de formação que busca fortalecer a comunicação como prática sinodal na Igreja. Inspirado no caminho dos discípulos de Emaús (Lc 24,13-35), o Conexão Emaús oferece um espaço de escuta, diálogo e partilha, ajudando comunicadoras e comunicadores a integrarem teologia, espiritualidade e estratégias de comunicação na sua ação eclesial.
Mais do que um curso, o Conexão Emaús é uma experiência coletiva, em que cada participante é chamado a desenvolver competências para gerar narrativas acessíveis e comprometidas com a missão da Igreja, colaborando na construção de processos que ampliem uma cultura de sinodalidade em suas comunidades, paróquias e dioceses.
Saiba mais
O Conexão Emaús acontecerá entre fevereiro e julho de 2026, combinando encontros online, uma imersão presencial e o acompanhamento de campanhas de comunicação desenvolvidas por cada participante em sua realidade local.
Cada pessoa selecionada receberá uma bolsa, no valor total de R$ 3.000,00 (três mil reais) como apoio ao percurso formativo. Outras informações sobre a bolsa você encontra no edital de seleção!
Com duração total de seis meses, o programa integra reflexão teológica, pastoral e comunicacional, articulando teoria, prática e espiritualidade em uma experiência de fé e de compromisso com a missão da Igreja.

partilha e reconhecimento
igreja sinodal
e acolhimento
múltiplas vozes
Quem pode participar
O Programa Selecionará 30 Comunicadores/as de todas as regiões do Brasil, priorizando a diversidade de experiências, vozes e contextos eclesiais.
Critérios de seleção
.01
Ter mais de 18 anos e disponibilidade para participar em todas as etapas;
.02
Diversidade territorial, eclesial, de gênero, étnico-racial e de experiências;
.03
Potencial de impacto local e comunicacional;
.04
Comprometimento com a proposta e com a missão evangelizadora.
.01
Católicos/as atuantes (leigos/as, religiosos/as, padres) com atuação pastoral e comunicacional;
.02
Vínculo com paróquias, dioceses, pastorais, movimentos ou projetos de comunicação ligados à Igreja;
.03
Atuação em mídias digitais, rádios comunitárias, emissoras de televisão, podcasts, sites, jornais ou outras iniciativas de comunicação;
.04
Abertura ao diálogo, respeito às diferenças e disposição para cultivar práticas de escuta, discernimento e comunhão.
Perfil desejado
Percurso formativo
O percurso é organizado em três trilhas interligadas:
Trilha de Formação Teológica, Pastoral e Comunicacional
Por meio de 10 encontros temáticos online, os participantes serão convidados a refletir sobre temas basilares do processo sinodal, dialogando com referências históricas, desafios contemporâneos e a realidade da comunicação eclesial. Cada encontro será conduzido por facilitadores especializados com espaço para escuta, diálogo e aprofundamento.
Confira todos os temas dos encontros no Projeto Pedagógico do Programa.
Trilha de Imersão Presencial
O encontro visa aprofundar estratégias de campanhas e comunicação tática. Nesta trilha, os participantes serão motivados a aprofundar os vínculos entre o grupo, partilhar experiências e cocriar conteúdos e campanhas que expressem a pluralidade dos caminhos comunicacionais da Igreja sinodal.
Trilha de Acompanhamento e Mobilização de campanhas
Após a etapa formativa, cada participante desenvolverá e executará uma campanha para informar/engajar sua paróquia, diocese ou qualquer audiência nos canais em que atua (redes sociais, TV, jornalismo, imprensa, etc), com acompanhamento e mentoria da equipe formadora. A proposta é aplicar os aprendizados do Programa de Formação, iniciativas criativas que tenham relação com a sinodalidade e/ou com algum dos temas da agenda sinodal.
Cronograma
de formação teológica, pastoral e comunicacional
de imersão presencial
de acompanhamento e mobilização de campanhas